Ciúme




O ciúme é um sentimento tão natural e comum como o tédio e a raiva, por exemplo. Em algum momento na vida vivenciaremos esse sentimento, certamente. Como diz o ditado: traído você é , foi ou será um dia. Desde que o mundo é mundo, este sentimento tem estado presente  em  nosso cotidiano, sendo inclusive tema de filmes, livros, peças, etc. Motivo de um dos primeiros crimes da humanidade, o fratricídio praticado por Caim.
O ciúme é um estado emocional complexo que envolve um sentimento PENOSO provocado em relação á uma pessoa da qual se  pretende o amor seja exclusivo. Também, é uma reação complexa á uma ameaça a uma relação valiosa ou á sua qualidade. Geralmente ele vem acompanhado de outros sentimentos ruins como  raiva,  desconfiança,  medo,dor, tristeza, humilhação etc., causando reações físicas e emocionais como taquicardia, depressão, alterações no sono, dentre outras. Esses sentimentos todos nos causam um grande desequilíbrio energético também.
Para a Psiquiatria, é visto como uma espécie de paranoia. Para o ciumento, a fronteira entre a imaginação, a fantasia e a realidade ficam confusas. Deve ser tratado com psicoterapia, exercícios físicos, meditação ou alguma atividade prazerosa.
Para o poeta: “Essa enfermidade a que os amantes chamam de ciúme, e a que melhor chamariam desespero raivoso, tem por componente a inveja e o menosprezo. Quando tal enfermidade domina a alma enamorada, não existe ponderação que a sossegue, nem remédio que a possa curar ”   
Miguel de Cervantes- 1859


E você já fez alguma loucura por ciúme?
  


Comentários

Postagens mais visitadas