Solidão & Solitude



A solidão é um sentimento onde um indivíduo sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. É mais que um sentimento de querer uma companhia, pois a solidão independe de estarmos acompanhados ou não. A solidão pode acontecer dentro de um casamento ou relacionamento íntimo,quando há raiva, ressentimento ou o amor não é correspondido. Pode representar também uma disfunção na comunicação. Solidão duplamente dolorida. 


Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas por força das circunstâncias ou por escolha própria.
Estar sozinho pode ser uma experiência feliz, positiva e satisfatória em vários aspectos. Solitude é o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas e em geral é uma escolha consciente. Pode ser um período excelente para processos criativos e de autoconhecimento.
Em seu  processo de crescimento como indivíduo, o ser humano começa um processo de separação já no nascimento completando-se na idade adulta.


 A solitude é em geral positiva e enriquecedora, prazerosa e para muitos uma situação necessária, pois necessitam dela para recarregar a baterias, por exemplo.
Na solidão entretanto, o indivíduo passa por um estado  de profunda separação. Isto pode se manifestar  em sentimentos de abandono, rejeição, depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento. Se tais sentimentos forem prolongados, podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivíduo comprometendo sua qualidade de vida, condição esperada  para ter relacionamentos saudáveis.
Se o indivíduo se convence de que não pode ser amado, isso vai aumentar a experiência do sofrimento levando-o ao isolamento social. A baixa autoestima pode dar início á desconexão social que pode levar á solidão. Sempre ela...
Aprender a lidar com mudanças no estilo de vida e na rotina, é essencial para superar a solidão e transformá-la em solitude.
Não foi somente o avanço tecnológico que marcou o início do novo milênio. As relações afetivas também veem passando por transformações significativas. O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, prazer  e alegria em estar juntos, mas cada um em sua casa.  O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e que precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos. A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade por amor de desejo. Eu gosto e desejo a sua companhia mas , não preciso, o que é muito diferente e muito mais saudável. Estamos entrando na era da individualidade  que não tem nada a ver com egoísmo. O egoísmo não tem energia própria: ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral. A nova forma de ser relacionar busca a aproximação de dois seres inteiros e não a união de duas metades.
Nos tempos atuais, é muito grande o número de pessoas que vivem sozinhas, principalmente nos grandes centros.Para estas pessoas, que não necessariamente são solteiras, mas que vivem sozinhas,foi criado um mercado voltado para este público.
Acesse: 
http://www.viagemparasolteiros.com.br/, 



E vocês, já viveram sozinhos? Oque acham sobre isso?

Comentários

Postagens mais visitadas