Batom- uma história de amor

História do Batom.



O costume de colorir os lábios, tem raízes no Egito. As esposas dos faraós utilizavam a cor vermelha nos lábios para ficarem mais sensuais para seus maridos. O batom foi considerado objeto de poder e manipulação e no século II, na Grécia , criaram uma lei que proibia seu uso antes do casamento. Em 1921, o batom ganhou o formato atual e começou a ser comercializado em Paris. Inclusive o nome Batom vem do francês bâton, literalmente bastão. Diz-se que seu formato fálico não é por acaso e sim proposital. Talvez seja por isso que ele tornou-se o  objeto de desejo de muitas mulheres.




 No Brasil, na década de 30, as mulheres usavam  batom na cor vermelha nos cabarés. Na sociedade distinguia-se uma moça virgem das que não eram, pois as puras usavam cores claras. A boca é um órgão sexual muito forte e o beijo uma das carícias mais gostosas e íntimas que existe. Por isso o batom passou a ser até um símbolo do feminino e acredito que não exista uma mulher que não tenha pelo menos um batom  ou as loucas por batom como eu, que tenho uns 30!!!!!!! A partir dos anos 40, seu uso começou a tornar-se mais comum e desde então, esta indústria não tem parado de crescer.

Uma das cores de batom mais copiadas do mundo: Snob da Mac.

 O formato dos batons  passou por vários processos de transformação e praticidade. Sua composição também pois hoje em suas formulações tem componentes que  são verdadeiros tratamentos para os lábios.Temos os mates, os cremosos, os satins, enfim, uma grande variedade de opções e preços. Lembro até hoje do meu primeiro batom . Era um brilho da Revlon, pessêgo muito lindo. Leia também:http://magalimulhermagia.blogspot.com.br/2011/10/historia-da-maquiagem-e-curiosidades.html
E você, oque acha do batom? Lembra do seu primeiro?
Se você gosta de batom, não deixe de conhecer o blog: http://macmaniaca.blogspot.com.br/2012/06/swatches-comparacoes-e-resenha-batons.html

Comentários

  1. Adoraria lembrar do meu primeiro batom mas não tenho a mínima ideia de qual tenha sido.
    Tbm tenho uma coleção considerável de batons. Uso mais cor de boca e rosados.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola td bem querida? Apesar de gostar de todas as cores de batom e adorar um vermelhão, ultimamente venho usando muito os rosas e nudes também. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Aqui sua opinião é sempre bem vinda. Obrigada por compartilhá-la comigo.
Beijos.

Postagens mais visitadas