Natal
Estou reproduzindo este excelente texto que eu encontrei no site arteplural.com.br
Decoração
| |
Decoração temática - Natal
|
Dicas:
Aguns símbolos natalinos: Árvore de Natal - Sendo uma planta que cresce em sentido vertical, apontando para o céu, a árvore é considerada por muitos como "intermediária entre o céu e a terra". A árvore luminosa, colorida e enfeitada, é uma das tradições do Natal. Há árvores decoradas por toda parte: nos centros comerciais, nas ruas, nas residências, enfim, onde existam corações abertos para comemorar o aniversário de Jesus. Ele é o tronco da árvore da vida, nós os ramos; os ramos darão frutos se permanecerem unidos ao tronco, que lhes fornece a seiva da vida divina. Guirlanda - Também chamada de Coroa do Advento, ela é feita de ramos de cipreste ou abeto, costuma ter como enfeite uma fita vermelha que simboliza o amor e indica a presença de Jesus no lar. Bolas - Simbolizam os frutos de Jesus e representam talento, amor, compreensão e boas ações.
Presépio - Criado por São Francisco de Assis, no século XIII, com gente viva e não bonecos para reviver o ambiente do nascimento de Jesus, entre camponeses, servos analfabetos e pastores malcheirosos. O presépio nos faz participantes do parto divino. Parteiros de crianças vivas e frágeis. É um teatro vivo, a nos fazer mirar as origens da humanidade. No frágil e no pequenino, vemos o eterno. Nas palhas de uma manjedoura contemplamos o Salvador.
Coroa do Advento - Em muitos países se faz durante o advento com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para o tempo prévio da chegada do menino, conhecida como Advento. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. Eles morrem nesta terra, mas viverão em Deus. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. Esta terceira vela sempre tem uma cor mais alegre, particularmente o rosa, para distingui-la das outras mais sóbrias. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça.
Os Reis Magos e a Estrela de Belém - O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda dos sábios do Oriente. No século V, Orígenes e São Leão Magno propõem chamá-los de reis-magos. No século XV, lhe são atribuídas etnia: Belquior (ou Melchior) passa a ser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade que vê e conhece o Salvador. Eles trazem ouro, incenso e mirra para o menino Rei, Deus e Salvador. A Estrela de Belém simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa. Guia os sábios do Oriente por caminhos para chegar ao menino Jesus.
Luzes e Velas - Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica. No início as famílias fabricavam artesanalmente suas velas, usando a cera pura fabricada por abelhas, conservando sua cor natural. A chama cintila, serpenteia, atrai e ilumina nosso ser. Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza. Vela acesa é símbolo de individuação e de nossos anos vividos. E um sopro pode apagá-las para que de novo possamos reacendê-las no ano vindouro. Para o cristão simbolizam a fé e o amor consumido em favor da causa do Reino de Deus.
São Nicolau - Personagem destacado nestas festas é o São Nicolau. Chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na Lícia antiga, sudoeste da Ásia Menor, da atual Turquia. Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal e providente que oferece às crianças presentes, brinquedos e carinhos da terceira idade. O São Nicolau transmudado em gnomo ou duende foi nos tempos atuais transformado em um simpático velhinho.
Fonte: Opção Comunicação Digital Ltda |
Comentários
Postar um comentário
Aqui sua opinião é sempre bem vinda. Obrigada por compartilhá-la comigo.
Beijos.