HISTÓRIA DA MAQUIAGEM E CURIOSIDADES.
A HISTÓRIA DA MAQUIAGEM E SUAS CURIOSIDADES.
A história da maquiagem começa no período Paleolítico, quando o homem começou a se reunir em grupos, “os chefes” das tribos usavam adornos feitos de ossos e peles de animais para diferenciar-se dos demais. Nas guerras também eram utilizadas maquiagens e pinturas pelas tribos em seu corpo todo – (os índios até hoje respeitam esses costumes em algumas tribos, inclusive aqui no Brasil). Os indianos também mantém o costume de pintar os corpos com henna em rituais. Em 150 AC, Galeno criou o primeiro creme composto de água, cera de abelha e óleo de oliva.
No Antigo Egito, os Faraós pintavam os olhos para que as pessoas não olhassem diretamente neles como uma forma de respeito. Cleópatra já usava pó Khol nas pálpebras (nosso atual Kajal ), tomava banho com leite de cabra ( naquela época , a mulher tinha que ser mais branca que o homem e a brancura era desejada pelas mulheres, inclusive, até hoje ),fazia máscaras de argila no rosto. Cleópatra foi um ícone de beleza em sua época , imortalizada no cinema pela grande e belíssima atriz Elizabeth Taylor. Em Roma, as mulheres faziam máscara de miolo de pão, leite e farinha para nutrir a pele, prática essa que foi proibida pelos homens e decretada como bruxaria o uso de elementos naturais pelo parlamento inglês no século XVIII!!!!
Na Mitologia, também encontramos referências á uma poção ( ou creme ) que a Deusa Vênus manda Psiqué ir buscar nos Inferos tendo que passar por vários obstáculos ( A busca pela beleza e eterna juventude? ).
Uma das funções das “bruxas “ era fazer poções, cremes e unguentos com ingredientes naturais para diversos fins, por isto a maquiagem/ cosméticos tornou-se sinônimo de bruxaria.
A Igreja também foi contra a maquiagem: no relato de São Jerônimo fica expressa a aversão ao uso de enfeites no corpo como forma de chamar a atenção. Até hoje em algumas vertentes evangélicas, ás mulheres é proibido o uso de maquiagem, corte de cabelos, roupas curtas ou decotadas.
Na Era Vitoriana a maquiagem era abominada por ser estar ligada as atrizes e prostitutas. Neste período as mulheres utilizavam ingredientes naturais para fazer cosméticos, usando óleo de rícino para fortalecer os cílios (minha mãe me ensinou isso e usei muito na adolescência – acho muito pesado ele sozinho, mas hoje temos cosméticos para esta finalidade ); beterraba para corar as bochechas ( blush ), o pó de arroz já havia sido inventado e era amplamente utilizado. Só faltava o batom, que era usado como uma pomada só para dar mais cor aos lábios. Nesta época, os europeus não davam muita importância para a higiene pessoal, motivo pelo qual desenvolveu-se a indústria perfumista na França. Para disfarçar o cheiro. Ítem que também tornou-se necessidade básica entre as mulheres.
Apesar das proibições, o uso de batom tornou-se moda e a partir de então, foram evoluindo as pesquisas e descobertas sobre cosméticos. Apesar de ter surgido primeiro a idéia de maquiar os olhos, o batom tornou-se no século XX , um cosmético muito popular entre as mulheres quando na França, em 1921, começaram a produzir batons em embalagem de tubos e em 1930, já era febre nacional. Até hoje, acredito que seja o cosmético número um de quase todas as mulheres ( você conhece alguma mulher que não tenha pelo menos dois batons?)
A França sempre foi a pioneira em moda e são franceses os mais conceituados e primeiros estilistas como Coco Chanel, Christian Dior, Balenciaga, etc.
Desde seu nascimento na Antiga Grécia, o teatro usa maquiagem para caracterizar seus atores e também ajudou a difundir o uso da maquiagem. No século XX a indústria cosmética cresceu bastante e cada época foi marcada por um estilo:
Anos 30- Olhar provocante e sofisticado. Na época, a moda era depilar toda a sobrancelha e fazer o traço com lápis bem fino e arqueado. Já repararam em como a sobrancelha muda nosso rosto? Nos olhos sombra, delineador e muito rímel e como o olho era destacado, a boca ficava mais discreta.
Nos anos 40, em tempos de crise, com a guerra e a falta de matéria prima na indústria, o setor teve uma queda, porém, mesmo assim, as pessoas improvisavam usando graxa como rímel , carvão como sombra e o blush era extraído de pétalas de rosas vermelhas. ( Que dureza!!! ).
Nos anos 50, os olhos voltaram a ser evidenciados e surgiram grandes ícones de beleza como Marilyn Monroe e Grace Kelly. A indústria voltou a engrenar e o pó de arroz era bastante presente para destacar a alvura.
Nos anos 60, começa nos Estados Unidos a cultura pop americana, trazendo uma irreverência e ao mesmo tempo ousadia no visual, dando um tom de alegria com cores fortes e coloridas como rosa, verde, roxo, laranja etc. Nesta mesma época surgiu a mini-saia,uma criação dos estilistas Mary Quant e André Courregés no ano de 1964. A modelo da época era Twiggy. A magreza e um certo ar de adolescente andrógino eram pretendidos.
Anos 70 - Época em que a liberdade era privilegiada, juntamente com um ar de sensualidade natural. Grande ícone desta década, Farrah Fawcett teve seu corte de cabelo muito copiado
Anos 80 - Nestes anos, com Maddona, a saúde, o cuidado com o corpo e as atividades físicas deram o tom de uma beleza mais de dentro para fora, trabalhada. Liberdade de cores e estilos, marca o lançamento das máscaras de cílios á prova d água . Começa uma grande preocupação e divulgação sobre a importância do uso do filtro com fator de proteção solar no dia a dia
Madonna
Anos 90 – Cansada dos agitos dos anos 80 , as mulheres optaram por uma maquiagem mais natural, investindo muito em tatuagens e piercings como uma expressão de feminilidade com um toque de sensualidade. Com a abertura das importações, vem chegando no Brasil os produtos importados e grandes empresas começam a investir aqui.
Giselle Bundchen
Giselle Bundchen
De 2000 aos tempos atuais: há uma conscientização , feita através dos meios de comunicação, da importância da proteção solar, do cuidado com a alimentação , da atividade física, da medicina preventiva e alternativa. Com algumas mortes, vem á tona a anorexia e a realidade do mundo das modelos. Giselle Bundchen trás de volta a feminilidade da mulher cheia de curvas e se torna símbolo de uma época. Há um grande avanço na indústria e uma proliferação de novas marcas aparecem á cada dia. O investimento nesta área tem um grande incentivo e hoje as maquiagens já possuem em sua fórmula ingredientes que também tratam e o fator de proteção solar está presente em vários cosméticos. Os dermo-cosméticos também têm um grande espaço no mercado com marcas como Vichi , La Roche Posay, Roc, etc. As cirurgias plásticas já são praxe e as substâncias como o Botox e Restylane ( Ácido Hialurônico ) estão em alta. A busca pela eterna juventude é eterna e hoje a nova mulher de 30 já tem 40 na realidade. Enfim, hoje não existe mulher feia existe mulher pobre, por que os recursos estão todos ai basta ter dinheiro para poder desfrutá-los. Segundo pesquisa feita pela consultoria internacional NPD, o Índice Batom está sendo substituído pelo Índice Esmalte. Para quem não sabe, este é um índice criado nos EUA de que as vendas de cosméticos sobem quando a economia vai mal. Vocês já repararam como as grandes marcas estão criando seus próprios esmaltes? Via Uno , O Boticário etc e as novas marcas de esmaltes e tipos? Esmalte é a febre do momento, vamos aproveitar e caprichar na manicure. E você, gosta de pintar as unhas?
Artigo escrito por Magali Rossi para o blog: magalimulhermagia.blogspot.com
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